Rede internacional de pesquisadores se reúne na Bahia para discutir transição energética e seus impactos

Compartilhe

Entre os dias 18 e 24 de setembro, foi realizado o Encontro da Rede de Grupos de Pesquisa Nova Cartografia Social, na Universidade Federal do Recôncavo – UFRB, em Cachoeira, Bahia. Com o tema “A construção de conhecimentos em situação de conflito”, o evento reuniu pesquisadores/as do Brasil, dos Estados Unidos, da Colômbia, da África e da Indonésia.

O objetivo das reuniões foi discutir a transição energética em marcha no mundo e seus impactos sobre os povos e a biodiversidade. Em especial, os projetos de energia eólica e solar, que vêm causando danos irreversíveis no Nordeste, particularmente, na região das serras.

O professor Dr. Juracy Marques (UNEB), pesquisador integrante da REDE, ressalta a gravidade e consequências da presença de parques eólicos na região das Serras do Sertão. “Depois de refletirmos muito sobre este temeroso cenário, fizemos uma visita às Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto, nos centrando mais na Comunidade de Quina (Campo Formoso-Ba), onde observamos que os complexos eólicos instalados, além de trazerem graves impactos socioambientais, não estão cumprindo adequadamente as promessas que fizeram no processo de instalação dos parques”, explica, acrescentando: “É preciso, urgentemente, lutarmos!”.

Além dos grupos de pesquisa do projeto Nova Cartografia Social, que envolveu universidades públicas da Bahia (UFRB, UNEB), de Pernambuco (UFPE, UPE), do Rio Grande do Norte (UFRN), de Minas Gerais (UNIMONTES), do Espírito Santo (UFES), do Maranhão (UEMA), do Piauí (UFPI), do Amazonas (UEA) e do Pará (UFPA), o encontro contou com a participação de povos e comunidades tradicionais.

O encontro recebeu apoio da Fundação Ford, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE.


Compartilhe