A Bacia do Paraguaçu no Contexto das Serras da Bahia

Compartilhe

O que sabemos sobre a história dos rios? De onde eles vêm, onde nascem? Qual a importância das serras para sua formação? No caso específico das águas dos rios do Semiárido, impera um deserto de informações. Nossos rios são ilustres desconhecidos pela ciência. Todos eles  parecem sair de áreas de exceção úmidas, sobretudo dos topos das serras, atravessam a  “planície semiárida” e se conectam a outros corpos hídricos formando as grandes bacias hidrográficas da Bahia: Itapicuru, Salitre, São Francisco e Paraguaçu.

Para falar da Bacia do Paraguaçu e suas relações com as áreas de montanhas do Semiárido, o Movimento Salve as Serras (www.salveasserras) convidou a Profa. Marjorie Csekö Nolasco – Geóloga, com doutorado em Geociências, pesquisadora e orientadora do PPGM e PROFCIAMB, Coordenadora do CACD-UEFS. Marjorie trabalha com a Chapada ha 28 anos, em diferentes questões, especialmente ambientais, antropocênicas e, sobretudo, conflitos.  Representante da UEFS no CBHP, também é conselheira do PNCD, Apa Marimbus – Iraquara  e  Federal Suplente do CONFEA  (2021-2023).

Participe conosco deste momento! Se integre ao Movimento Salve as Serras! Como é público, esses espaços estão sendo destruídos por um equivocado modelo de desenvolvimento que privilegia os grandes empreendimentos, sobretudo minerários e eólicos, sem que as questões socioambientais sejam respeitadas. Está em marcha um ecocídio, ou seja, a morte lenta e gradual dos ecossistemas de nossos rios, com o aval do Estado da Bahia. Nos ajude nesta luta! Os “Diálogos Salve as Serras” têm o objetivo de promover informações sobre nossas serras e rios, mas, sobretudo, de lutar por sua proteção!

Data: 06/11

Horário: 17 h

Transmissão: www.facebook.com/salveasserras


Compartilhe