Lançamento do Livro de Catuni da Estrada

Compartilhe

Os rios do Semiárido correm sérios riscos. Está em marcha um acelerado processo de destruição de suas nascentes, riachos e cachoeiras que estão, sobretudo, no topo das Serras. Não há, por parte do Governo Federal ou mesmo Estadual, uma política clara para preservar  este tesouro da região que tem a maior escassez hídrica do Brasil, cuja população, ultrapassa a casa dos 7 milhões de habitantes.

Desprezadas, ignoradas, as Serras são gravemente impactadas pelos grandes empreendimentos minerários, eólicos, pelo desmatamento, queimadas, enfim, são vítimas de um processo de destruição de seus ecossistemas que teve início no período da colonização e que permanece  vivo nos dias atuais.

Foi esta urgência que fez nascer o Movimento Salve as Serras (www.salveasserras.org), um coletivo que defende a proteção da sociobiodiversidade das “Serras do Sertão “, onde estão as nascentes e recargas de aquíferos que alimentam os rios Itapicuru, Salitre, Paraguaçu e São Francisco.

Iniciado com o trabalho da Nova Cartografia Social do Brasil, a partir do mapeamento das Comunidades que vivem nessas áreas de serras no Semiárido, este movimento tem ganhado força na proteção dessas áreas de montanhas do Sertão.

Queremos assim, apresentar a Cartografia Social da Comunidade de Catuni da Estrada. Este livro é parte das atividades do Projeto Quilombos, financiado pela Fundação FORD, coordenado por Dr. Juracy Marques (Grupo de Pesquisa em

Ecologia Humana – GPEHA-PPGECOH-UNEB), Franklin Plessmann de Carvalho

(NEA Nova Cartografia Social / UFRB) e Vânia Rocha Fialho de Paiva e Souza

(LACC/UPE). Trata-se de uma pesquisa que integra as ações do Projeto Nova

Cartografia Social do Brasil, coordenado pelo Dr. Alfredo Wagner Berno de

Almeida, e da Articulação do Movimento Salve as Serras (www.salveasserras.org).

Esta publicação é feita com o apoio e parceria da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH,  do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGECOH/UNEB) e do Fundo Casa Socioambiental. O livro encontra-se disponível para download no site da SABEH ( www.sabeh.org.br) e do Movimento Salve as Serras (www.salveasserras.org).


Compartilhe